José Valizi

 

Fazendinha do Valizi - Memórias de José Valizi

 

Enviar mensagem de e-mail   Facebook

 

 


 


 

CAPÍTULO

   

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.

======================

Publicidade

Mais lembranças: Moreira da Silva

por José Valizi (publicado em 16/12/2016)

 

Neste capítulo das minhas memórias eu gostaria de falar um pouquinho sobre o meu amigo e radialista Jerônimo Moreira da Silva Neto (mais conhecido como Moreira da Silva), que também foi meu colega de trabalho na Rádio Cultura de Ituverava.


Conheci o Moreira quando ele ainda era menor de idade e trabalhava como cobrador de ônibus na empresa que fazia a linha Ituverava-SP/Franca-SP. Naquela época o pai dele, Sr. Dionísio, tinha uma banca (de revistas e outros artigos) estabelecida na estação rodoviária de Ituverava, na praça Dez de Março.

Fotos: reprodução/arquivo pessoal

José Valizi e Moreira da Silva

José Valizi (esquerda) e Moreira da Silva

(ano de 1984)

 

 José Valizi e Moreira da Silva

José Valizi (esquerda) e Moreira da Silva

(ano de 1984)

 

Tempos depois, quando eu já estava trabalhando na Rádio Cultura, o Moreira começou também a trabalhar lá, na função de operador de som, tendo sido, inclusive, operador de som do meu programa Fazendinha do Valizi. Passado algum tempo, o Moreira começou também a apresentar o seu próprio programa de rádio e não parou mais, chegando a trabalhar também em outras emissoras.


A amizade e consideração que desenvolvemos um pelo outro foi tamanha que o Moreira, quando foi se casar com a Lurdinha, convidou a mim e a minha esposa, Conceição, para sermos padrinhos de casamento deles.


Mesmo quando o Moreira estava trabalhando em outras emissoras de rádio da cidade, nunca se esquecia deste amigo; por diversas vezes convidou-me para ir ao seu programa e fazer uma participação ao vivo.


Além do programa no rádio o Moreira gostava de organizar festivais, como por exemplo o de Folia de Reis, com transmissão ao vivo pela rádio. Em uma das edições desses festivais o Moreira preparou, juntamente com a direção da Rádio Cultura, uma homenagem pelos 35 anos do programa Fazendinha do Valizi, completados naquele ano de 1996. Naquela ocasião recebi da direção da Rádio Cultura um troféu alusivo à homenagem, e também um quadro desenhado pelo artista plástico Lúcio Adalberto Lima Machado (in memoriam), que também era dentista e havia sido prefeito da cidade, retratando a minha querida e imaginária Fazendinha do Valizi. E ainda, na ocasião dessa homenagem, fui presenteado com a presença e apresentação musical do Zico (da dupla Zico e Zeca).


Além dessa homenagem específica pelos 35 anos do programa Fazendinha do Valizi, muitas outras que recebi durante a minha carreira de radialista foram arquitetadas pelo meu amigo Moreira, a quem sou grato por tanta consideração e carinho dispensados à minha pessoa.


Foi dele também a iniciativa de sugerir à Câmara Municipal de Ituverava que a entrega do título de Cidadão Ituveravense, que me havia sido concedido fazia algum tempo, fosse realizada durante o seu programa de rádio (na ocasião, na Rádio Superativa FM de Ituverava-SP), pois não havia melhor local para um radialista ser homenageado do que num ambiente onde trabalhou por 40 anos: o estúdio de uma rádio. Tivemos a felicidade de filmar esse programa em que recebi o título, e o vídeo está disponível nesta página (mais abaixo) para quem quiser recordar aquele momento tão especial para mim e matar saudades do meu amigo Moreira da Silva.

 

Vídeo

Título de "Cidadão Ituveravense"

No ano de 2010 José Valizi recebeu o título de "Cidadão Ituveravense". A entrega do título aconteceu nos estúdios da Rádio Superativa FM (Ituverava-SP), em um programa especial conduzido pelo radialista Moreira da Silva. Resolvemos tornar pública esta filmagem, como parte do projeto "Fazendinha do Valizi - Memórias de José Valizi" e também como homenagem ao radialista Moreira da Silva.

Assista também ao vídeo relacionado (produzido pela equipe da Rádio Superativa FM):

https://www.youtube.com/watch?v=Lz5eckE-FA4

   
   

APOIO CULTURAL

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.


REPUBLICAÇÃO RESTRITA

Não está autorizada a republicação dos artigos deste site em nenhum outro site na internet. Caso você queira compartilhar através da internet algum artigo aqui publicado, sugerimos que você poste uma chamada com um link, de tal modo que a leitura do artigo seja feita no site Fazendinha do Valizi. Para republicação em mídias impressas, mediante autorização prévia, deverá constar como fonte do artigo o endereço deste site (www.valizi.com.br).


Desenvolvido por Portal Onde Ir