José Valizi

 

Fazendinha do Valizi - Memórias de José Valizi

 

Enviar mensagem de e-mail   Facebook

 

 


 


 

CAPÍTULO

   

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.

======================

Publicidade

Sedes da Rádio Cultura de Ituverava

Conheça os locais onde a rádio funcionou, desde a sua inauguração até os dias atuais

por José Valizi (publicado em 13/11/2015)

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Nelson Cordaro e José Valizi em frente ao local onde funcionou a 1ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

Nelson Cordaro (esquerda) e José Valizi (direita)

em frente ao local onde, no passado, funcionou a 1a sede

da Rádio Cultura de Ituverava

 

A Rádio Cultura AM de Ituverava-SP surgiu no final da década de 1940. Foi fundada pelos irmãos Nunes (Michel, Dib e Jorge Nunes), que eram também proprietários do Cine Rosário. A primeira sede da rádio ficava situada na rua Cel. José Nunes da Silva, no quarteirão entre a Av. Dr. Soares de Oliveira e a rua Dr. Ademar de Barros, no lugar onde atualmente funcionam o consultório odontológico do Dr. Jesus Bento Anunciação e outros estabelecimentos comerciais (veja foto 1 abaixo).

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 1ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(1) Foto atual do local da 1a sede

 

O prédio era próprio e, além dos estúdios, dispunha de um auditório onde eram realizados programas ao vivo, com apresentação de duplas, trios, crianças e jovens. Inclusive, foi naquele auditório que a dupla Valizi & Valizinho (que depois se transformou no trio Valizi, Valizinho e Oswaldinho) se apresentou pela primeira vez no programa “Brasil Sertanejo”, e prosseguiu com suas apresentações por vários anos. O programa era atração musical da cidade, e a população lotava o auditório aos domingos, para ver as apresentações, tendo sido Nelson Cordaro um dos apresentadores do programa. Ainda funcionando naquela primeira sede, a Rádio Cultura foi comprada pelo Pérsio de Piratininga Assumpção Sen, e lá continuou estabelecida por muito tempo. Depois o Pérsio vendeu aquele imóvel e alugou um outro local (um sobrado), para onde transferiu as instalações da rádio. O sobrado, que existe até hoje (veja foto 2 abaixo), ficava situado na mesma rua, a um quarteirão de distância do local anterior, ou seja: na quadra entre a rua Dr. Ademar de Barros e a praça da igreja matriz (a então praça Rui Barbosa; atualmente, praça Dep. Hélvio Nunes da Silva). Foi naquela segunda sede que comecei o programa “Fazendinha do Valizi”, em 1961.

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 2ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(2) Foto atual do local da 2a sede

 

Algum tempo depois, a emissora foi vendida para o Sr. José de Freitas, que após 7 meses a vendeu para José Maurício Amêndola e Domingos Ramos Fernandes, e estes transferiram provisoriamente as instalações da rádio para o salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (veja foto 3 abaixo).

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 3ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(3) Foto atual do local da 3a sede

 

Depois de algum tempo, a rádio foi transferida para um imóvel residencial situado na rua Dr. Getúlio Vargas, no quarteirão entre as ruas Cap. Hilário Alves de Freitas e Cel. José Nunes da Silva (veja foto 4 abaixo).

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 4ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(4) Foto atual do local da 4a sede

 

Daquele local, a rádio foi transferida para o então Hotel Caiçara, atualmente Dômus Hotel (veja foto 5 abaixo), sendo instalada no último andar daquele prédio.

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 5ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(5) Foto atual do local da 5a sede

 

A rádio foi então comprada por José Nelson de Carvalho e instalada em outro imóvel residencial situado próximo daquele hotel, mais precisamente na rua Cap. Euclides Barbosa Lima, no quarteirão entre a praça Dez de Março e a rua Maj. Domingos Ribeiro dos Santos (veja foto 6 abaixo).

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 6ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(6) Foto atual do local da 6a sede

 

Depois o José Nelson comprou um imóvel residencial, situado na rua Dr. Ademar de Barros, no quarteirão entre as ruas Maj. Joaquim Pedro Pereira e Cel. Dionísio Barbosa Sandoval, e transferiu a rádio para lá, onde permaneceu por vários anos. O local exato é onde atualmente funciona a loja Tend Tudo Departamentos (veja foto 7 abaixo). Foi naquele local que comecei a apresentar o meu outro programa de rádio: “Viola Fora de Hora”.

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 7ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(7) Foto atual do local da 7a sede

 

Ainda naquele local, a rádio foi vendida para Djalma Zanoli. Posteriormente, foi vendida para Raze Rezek (de Barretos-SP), que posteriormente adquiriu um imóvel em construção e, depois de terminar a obra, transferiu a rádio para lá, que é o local onde está atualmente instalada, na avenida Dr. Soares de Oliveira (veja foto 8 abaixo).

 

Crédito: Auro Valizi/Portal Onde Ir

Local onde funcionou a 8ª sede da Rádio Cultura AM de Ituverava-SP

(8) Foto da atual sede da rádio

 

E assim, relembramos todos os locais onde a Rádio Cultura AM de Ituverava funcionou, desde a sua inauguração até os dias atuais. No primeiro local foi onde a dupla Valizi & Valizinho iniciou sua carreira artística no rádio. E nos demais locais, onde durante 40 anos apresentei o saudoso programa Fazendinha do Valizi.

 

Abaixo, assista ao vídeo relacionado a este artigo:

   
   

APOIO CULTURAL

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.


REPUBLICAÇÃO RESTRITA

Não está autorizada a republicação dos artigos deste site em nenhum outro site na internet. Caso você queira compartilhar através da internet algum artigo aqui publicado, sugerimos que você poste uma chamada com um link, de tal modo que a leitura do artigo seja feita no site Fazendinha do Valizi. Para republicação em mídias impressas, mediante autorização prévia, deverá constar como fonte do artigo o endereço deste site (www.valizi.com.br).


Desenvolvido por Portal Onde Ir