José Valizi

 

Fazendinha do Valizi - Memórias de José Valizi

 

Enviar mensagem de e-mail   Facebook

 

 


 


 

CAPÍTULO

   

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.

======================

Publicidade

Festa do Peão de Barretos de 1959

por José Valizi (publicado em 12/06/2015)

 

Crédito: arquivo pessoal

Parte superior da taça, com a inscrição: “4ª Festa do Peão - 1959”, e o nome da empresa que ofereceu a taça (Relojoaria Ômega)

Parte superior da taça, com a inscrição: “4a Festa do Peão - 1959”,

e o nome da empresa que ofereceu a taça (Relojoaria Ômega)

 

Em 1959 foi realizada a 4a Festa do Peão de Barretos. Naquela época a festa não tinha show musical com artistas profissionais, de renome nacional, tal como acontece nos dias de hoje. Porém, era realizado um festival musical disputado por duplas amadoras. E para representar Ituverava no festival, o Pérsio de Piratininga, que era o proprietário da Rádio Cultura AM de Ituverava naquela época, perguntou-nos se o nosso trio (Valizi, Valizinho e Oswaldinho do acordeão) queria participar, no que concordamos. E assim ele nos inscreveu no festival, e lá fomos para Barretos-SP.

 

O rodeio era realizado durante o dia, num recinto (que não era o local onde está a atual arena de rodeio), enquanto que o festival musical era realizado à noite, na praça Francisco Barreto, no centro da cidade, onde era armado um palanque. Conforme lembra o Oswaldinho, foram 48 participantes (duplas e trios) naquela ocasião. Durante três noites seguidas os participantes se apresentaram e foram avaliados por um júri; nosso trio foi para a final e conquistou o segundo lugar no festival, enquanto uma dupla de Barretos ganhou em primeiro lugar. E na quarta noite os finalistas, incluindo o nosso trio, fizeram uma apresentação, um show para o público, e tivemos a oportunidade de tocarmos mais algumas músicas. Pelo nosso segundo lugar, ganhamos um troféu (comumente chamado naquela época de "taça"); não havia premiação em dinheiro. Com o passar dos anos, a taça quebrou-se e perdemos a parte de baixo, ficando somente a parte de cima, que é essa que você pode ver na foto acima.

 

Lembro-me que naquele festival a Rádio Record de São Paulo estava fazendo a cobertura da Festa do Peão. O festival musical era gravado pela Record e depois eles divulgavam a gravação em um dos programas daquela emissora. Portanto, tudo indica que os ouvintes da Rádio Record tiveram também a oportunidade de ouvir a apresentação do nosso trio. Após o término do festival, o dono de um circo, que assistiu ao festival, convidou-nos para fazermos um show no circo dele, que estava armado numa cidade vizinha, cujo nome não me recordo agora.

E assim, a Festa do Peão de Barretos de 1959 foi a maior plateia para a qual, durante quatro noites seguidas, o trio Valizi, Valizinho e Oswaldinho se apresentou durante toda a sua carreira musical, deixando-nos muito orgulhosos desse feito, além da classificação, é claro.

   
   

APOIO CULTURAL

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.


REPUBLICAÇÃO RESTRITA

Não está autorizada a republicação dos artigos deste site em nenhum outro site na internet. Caso você queira compartilhar através da internet algum artigo aqui publicado, sugerimos que você poste uma chamada com um link, de tal modo que a leitura do artigo seja feita no site Fazendinha do Valizi. Para republicação em mídias impressas, mediante autorização prévia, deverá constar como fonte do artigo o endereço deste site (www.valizi.com.br).


Desenvolvido por Portal Onde Ir