José Valizi

 

Fazendinha do Valizi - Memórias de José Valizi

 

Enviar mensagem de e-mail   Facebook

 

 


 


 

CAPÍTULO

   

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.

======================

Publicidade

Terra das três colinas - homenagem a Franca-SP

por José Valizi (publicado em 12/07/2014; revisado em 25/02/2016)

 

Foi na década de 1950 que a dupla Valizi & Valizinho, acompanhada pelo amigo e acordeonista Oswaldinho, portanto já éramos um trio, se apresentou pela primeira vez em um circo. Esse episódio começou assim...

 

O Valizinho havia composto uma música, intitulada "Terra das Três Colinas", em homenagem ao centenário da cidade de Franca-SP. A Rádio Hertz daquela cidade tinha também o seu programa de auditório. Então, meu irmão Tonico, que já estava residindo em Franca, inscreveu-nos para participarmos do programa de auditório da Rádio Hertz. Foi nessa ocasião que tivemos a oportunidade de cantarmos "Terra das Três Colinas" pela primeira vez naquela cidade.

 

Algum tempo depois, a convite de Catito e Tininho, que eram os apresentadores daquele programa, nos apresentamos pela segunda vez no auditório da Rádio Hertz, ocasião em que cantamos novamente, dentre outras músicas, a "Terra das Três Colinas".

 

Um ouvinte da rádio, chamado Pascoal (se não me falha a memória), ficou fã dessa música; e como ele era amigo do Tonico (meu irmão), perguntou-lhe se o nosso trio gostaria de se apresentar em um circo que estava armado perto da casa dele. O Pascoal havia feito amizade com o dono do circo e, se nós quiséssemos, ele conseguiria para nós essa apresentação. Era o Circo Piratininga, muito famoso naquela época.

 

Dessa forma, fizemos um show naquele circo, totalmente lotado, numa noite de sábado, no qual cantamos somente canções de nossa autoria. Para quem ainda não sabe, o Valizinho era compositor, e tínhamos várias músicas. Foi quando, então, tivemos a oportunidade de cantarmos, mais uma vez, a música "Terra das Três Colinas". Quando terminamos de cantar, o circo inteiro, que estava totalmente lotado, aplaudiu-nos de pé, pois é uma música com uma letra muito bonita, que enaltece as virtudes daquela cidade.

 

Apesar de termos várias composições próprias, tendo duas delas gravadas em disco, a "Terra das Três Colinas" não foi gravada e, portanto, nunca mais Franca teve a oportunidade de ouvir novamente essa música. Portanto, aproveitando esta oportunidade em que estou relembrando esse capítulo da minha história, fica aqui a sugestão: se alguma dupla francana se interessar em gravar essa canção, entre em contato comigo. Isso seria um grande presente para aquelas pessoas que ouviram nossas apresentações (no programa de auditório, na Rádio Hertz ou no circo); e como havia também muitas crianças e jovens, muitas daquelas pessoas ainda são viventes; e se elas tiverem a oportunidade de ouvir novamente essa música, será uma grata recordação para elas. E para os francanos de hoje, a oportunidade de conhecerem uma canção que reverencia os atributos que a cidade possuía naquela época do seu centenário, muitos dos quais permanecem até hoje.

 

E foi assim que nos apresentamos pela primeira vez em um circo, onde tivemos a oportunidade de cantarmos nossas músicas, homenagearmos Franca e ainda sermos aplaudidos de pé, o que nos proporcionou um momento memorável.

 

Artigo relacionado:

Letra da música "Terra das três colinas"

 

   
   

APOIO CULTURAL

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.


REPUBLICAÇÃO RESTRITA

Não está autorizada a republicação dos artigos deste site em nenhum outro site na internet. Caso você queira compartilhar através da internet algum artigo aqui publicado, sugerimos que você poste uma chamada com um link, de tal modo que a leitura do artigo seja feita no site Fazendinha do Valizi. Para republicação em mídias impressas, mediante autorização prévia, deverá constar como fonte do artigo o endereço deste site (www.valizi.com.br).


Desenvolvido por Portal Onde Ir