José Valizi

 

Fazendinha do Valizi - Memórias de José Valizi

 

Enviar mensagem de e-mail   Facebook

 

 


 


 

CAPÍTULO

   

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.

======================

Publicidade

Como surgiu a dupla Valizi & Valizinho

por José Valizi (publicado em 01/07/2014; revisado em 08/10/2014)

 

Dupla Valizi & Valizinho

Valizi & Valizinho

 

Papai e mamãe, apesar de gostarem muito de música, não se dedicaram a cantar. Entretanto, todos os seus filhos, incluindo eu, gostavam de cantar, e eram todos afinados.

 

Henrique e Antônio, que eram os meus irmãos mais velhos, desde muito jovens já sabiam tocar alguns instrumentos musicais e também cantavam juntos. Henrique tocava violão e bandolim, enquanto que Tonico tocava, além desses dois instrumentos, também violino. Ora eles se apresentavam em dupla, ora com outros músicos que, juntos, formavam um conjunto musical e costumavam se apresentar em diversas festas nas fazendas, não somente na que morávamos, como também nas da vizinhança; essas festas eram comumente chamadas naquela época de "show baile". E nessas apresentações eu já os acompanhava e fazia parte do conjunto, tocando pandeiro muito bem, segundo diziam.

 

Minhas irmãs Julieta e Maria também cantavam muito bem em dueto. Mas elas não se apresentavam em festas. Cantavam apenas em casa, para a família, e também nos terços realizados nas colônias das fazendas. Então, inspirado pelos nossos irmãos e irmãs, fui percebendo que a minha voz combinava com a do meu irmão Osvaldo, e que daríamos uma boa dupla. Foi assim, então, que comecei a cantar com ele; eu com 15 anos de idade, e meu irmão Osvaldo com 13 anos, e adotamos o nome artístico de "Zé Valizi e Valizinho".

 

No início, nos apresentávamos somente nas festas nas fazendas, e como ainda não sabíamos tocar violão, apenas cantávamos enquanto nossos irmãos faziam o acompanhamento musical. Depois, com o passar do tempo, o meu irmão Henrique nos ensinou a tocar violão.

 

Trio Valizi-Valizinho-Osvaldinho

O trio Valizi (esquerda), Valizinho (direita)

e Oswaldinho (centro)

 

Em 1949, a Rádio Cultura de Ituverava foi fundada. Em 1951 nosso pai comprou um aparelho de rádio (que funcionava à pilha, que naquela época era tão grande que chegava a pesar em torno de 7 quilos e meio), e então passamos a ser ouvintes da Rádio Cultura e de outras rádios da região e de grandes centros distantes, como por exemplo São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1952, a Rádio Cultura de Ituverava iniciou o programa "Brasil Sertanejo"; era um programa de auditório, ao vivo, sempre aos domingos, onde se apresentavam duplas, trios etc. O primeiro programa Brasil Sertanejo nós ouvimos lá da fazenda; mas a partir do segundo programa, já começamos a nos apresentar, e assim continuamos por muitos anos. Foi através desse programa que conseguimos nos tornar musicalmente conhecidos em Ituverava e nas cidades vizinhas. Cabe ressaltar que em algumas ocasiões, em virtude de outros compromissos que impossibilitavam eu e o Valizinho de nos apresentarmos juntos no programa, um de nós dois era substituído pelo nosso irmão Jonas Valize (com o nome artístico Valizito).

   
   

APOIO CULTURAL

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.


REPUBLICAÇÃO RESTRITA

Não está autorizada a republicação dos artigos deste site em nenhum outro site na internet. Caso você queira compartilhar através da internet algum artigo aqui publicado, sugerimos que você poste uma chamada com um link, de tal modo que a leitura do artigo seja feita no site Fazendinha do Valizi. Para republicação em mídias impressas, mediante autorização prévia, deverá constar como fonte do artigo o endereço deste site (www.valizi.com.br).


Desenvolvido por Portal Onde Ir