José Valizi

 

Fazendinha do Valizi - Memórias de José Valizi

 

Enviar mensagem de e-mail   Facebook

 

 


 


 

CAPÍTULO

   

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.

======================

Publicidade

A origem do programa no rádio

por José Valizi (publicado em 30/06/2014; revisado em 08/10/2014)

 

José Valizi apresentando o programa Fazendinha do Valizi no estúdio da Rádio Cultura AM de Ituverava

José Valizi no estúdio

da Rádio Cultura

 

No ano de 1952, a Rádio Cultura de Ituverava iniciou um programa de auditório, aos domingos, chamado "Brasil Sertanejo", que perdurou por muitos anos. Naquele programa, apresentavam-se ao vivo diversas duplas de Ituverava e cidades vizinhas, tendo sido um programa muito prestigiado pela população local, que lotava o auditório para assisti-lo. Eu já era um pouco conhecido da população porque eu e meu irmão Osvaldo Valizi (que formávamos a dupla Valizi & Valizinho), juntamente com o acordeonista Oswaldinho, nos apresentávamos regularmente naquele programa, desde o seu início na década de 1950. Em algumas ocasiões, em virtude de outros compromissos, que impossibilitavam eu e o Valizinho de nos apresentarmos juntos, um de nós dois era substituído pelo nosso irmão Jonas Valize (com o nome artístico Valizito).

 

Assim, no início do ano de 1961, o então diretor da Rádio Cultura de Ituverava, Pérsio de Piratininga Assumpção Sen, convidou-me a fazer um programa no rádio, apresentando músicas gravadas em disco, de diversas duplas do Brasil; tanto as de artistas já consagrados quanto as dos que estavam iniciando sua carreira. Em princípio, fiquei com receio porque eu tinha pouca escolaridade (pois eu tinha estudado somente até o segundo ano, na escola lá na fazenda onde eu morava) e não falava o português corretamente. Mas o Pérsio, que já conhecia o meu jeito através das apresentações e brincadeiras que eu fazia no programa de auditório Brasil Sertanejo, disse que o meu jeito lembrava realmente o homem do campo, e que para esse novo programa ele não queria um apresentador que falasse corretamente, e sim alguém cuja fala se identificasse com as pessoas que moravam (ou moraram) no campo.

 

Sendo assim, fiquei contente com o convite, até porque eu tinha nascido em uma fazenda, numa casinha de pau a pique, fui criado naquele ambiente rural, tinha um amor muito grande pelas coisas do mato, da roça, das criações, dos pássaros e por tudo mais que lá existia. Então aceitei o convite, mas com uma condição: de que o programa fosse feito como se, na minha imaginação, eu o estivesse transmitindo diretamente da fazenda. O Pérsio gostou da ideia e assim, no dia 02 de fevereiro de 1961, começava a minha trajetória no rádio, a qual duraria por quatro décadas, terminando no ano de 2001. No início, o programa era chamado de Fazendinha K8 (em referência ao prefixo da rádio, que era ZYK8); pouco tempo depois, o nome foi mudado para Fazendinha do Valizi, pois era assim que, na prática, os ouvintes costumavam chamar o programa.

   
   

APOIO CULTURAL

Faça uma pequena doação e

ajude-nos a produzir novos

conteúdos para este site.


REPUBLICAÇÃO RESTRITA

Não está autorizada a republicação dos artigos deste site em nenhum outro site na internet. Caso você queira compartilhar através da internet algum artigo aqui publicado, sugerimos que você poste uma chamada com um link, de tal modo que a leitura do artigo seja feita no site Fazendinha do Valizi. Para republicação em mídias impressas, mediante autorização prévia, deverá constar como fonte do artigo o endereço deste site (www.valizi.com.br).


Desenvolvido por Portal Onde Ir